sexta-feira

Urso polar



A 1 de Março de 2007 iniciou-se o Ano Polar Internacional que se irá traduzir na maior colaboração científica internacional dos últimos 50 anos, centrada nos efeitos do aquecimento global.
Adaptado Público 22 de Fevereiro de 2007




Povos indígenas ameaçados

Os Inuit, povos indígenas do Árctico, têm muito a perder com o degelo. Os animais que caçaram ao longo de séculos, como o urso polar ou os leões-marinhos correm o risco de desaparecer, tanto por causa do recuo dos gelos como por causa da exploração petrolífera.

9º A




URSO POLAR


Nome científico: Thalarctos maritimus



Na água sente-se à vontade porque a gordura e o ar nos pulmões permitem que ele flutue com facilidade. Além disso, as membranas entre os dedos fazem do urso-polar um nadador mais eficiente que os outros ursos.



Paciente e esperto, o urso-polar aguarda o momento em que a foca sobe a superfície para respirar. Uma enérgica patada é suficiente para matá-la. Depois, basta puxá-la para fora da água.



Nadador lento (sua média é 4km/h), porém excepcionalmente resistente, o urso-polar pode permanecer na água durante horas. Ao nadar, ele usa apenas as patas anteriores para a propulsão.
Ivo 9º C



Sabias que:


- Os gelos dos pólos são o ar condicionado da Terra: como uma camisola branca reflecte a luz solar e nos deixa mais frescos, assim acontece com o planeta e as calotes polares?


- A Antárctida tem 90% dos gelos da Terra e a maioria está sobre solo e não no mar como acontece no Árctico?


- Se todo o gelo da Antárctida derrete-se, o nível dos mares subiria uns 80 metros?


- A Estação Científica Vostok, na Antártida observou em 21 de Julho de 1983 a menor temperatura já registada na terra, -89,2ºC.

Nenhum comentário: